A Limpeza e Esterilização de Caixas d'água
A limpeza deve ser realizada a cada 6 meses (prazo máximo) devido a proliferação de fungos, bactérias e vírus, que se desenvolverm na água suja. Deve ser realizada por uma equipe especializada, com treinamento específico (NR-33 e NR-35). O reservatório deve estar sempre bem vedado, evitando presença de insetos e vetores de doenças (ratos e morcegos).
Um reservatório contaminado, pode causar doenças graves como a giárdia, amebas, amarelão, esquistossomose, febre tifóide, micose, hepatite, cólera e outras. Limpar o reservatório pelo menos a cada seis meses é essencial para garantir a eliminação de bactérias e de material orgânico.
Importante destacar que a falta de limpeza e a assepsia incorreta da caixa d’água provoca uma enorme lista de infecções que podem ser contraídas através de agentes transmissores que, devido à falta de higiene, podem estar na água. Alguns exemplos desses problemas: leptospirose, amebíase, febre tifoide entre outros.
Como funciona?
Esgotamento, raspagem e escovagem e/ou jato de água, eventualmente com produtos específicos neutros, retirada de detritos acumulados e geralmente sedimentados nas paredes e pisos das caixas d`água, desinfecção com uma solução adequada.